Edi Nascimento
18/05/2025
Como é que a inflação afeta o teu dia a dia (sem dares por isso)?
Guarda dinheiro. De certeza que já ouviste essa frase, certo? Mas onde é que guardas o teu dinheiro? Se está parado numa conta bancária, cuidado: a inflação pode estar a “comê-lo” devagarinho, sem dares por isso. Mas afinal, o que é a inflação e como é que ela impacta a tua vida?
A inflação é o aumento geral e contínuo dos preços dos bens e serviços. Ou seja, aquele café que custava 1 euro há um ano, pode agora custar 1,10 euros. Parece pouco? Pois, mas se o teu salário não subir o mesmo valor, vais conseguir comprar menos coisas com o mesmo dinheiro. Já sentiste que, de repente, tudo está mais caro? É a inflação a funcionar.
Vamos a um exemplo simples: imagina a Joana, que todos os meses compra pão, leite, fruta e café. No ano passado, gastava 50 euros nesse supermercado. Este ano, com a inflação, os mesmos produtos custam 55 euros. A Joana continua a levar a mesma quantidade de coisas, mas tem de pagar mais. Se o salário dela não subir para compensar, sobra-lhe menos para outras despesas.
Mas a inflação não afeta só as compras do dia a dia. Também pode “comer” as poupanças que tens guardadas. Se guardas 100 euros na conta, e a inflação é de 5% ao ano, no final do ano esses 100 euros vão valer efetivamente só 95 euros no que podes comprar. Ou seja, o teu dinheiro perde poder.
E se pensares em investir, é importante perceber que a inflação é o inimigo número um dos teus ganhos reais. Se o teu investimento rende 3% ao ano e a inflação é 5%, na verdade estás a perder dinheiro. Por isso, saber escolher bem onde investir é fundamental.
Mas calma, não é só más notícias. Com um pouco de informação e planeamento podes proteger o teu dinheiro da inflação. E é isso que queremos ajudar-te a fazer no Investor Talks, nos dias 13 e 14 de setembro, no Portimão Arena. Vamos ter especialistas que explicam tudo isto e muito mais, para que saibas como fazer o teu dinheiro crescer e não diminuir.
Portanto, a próxima vez que ouvires “guarda dinheiro”, lembra-te da inflação e do poder que ela tem de afetar a tua vida — muitas vezes sem que te apercebas.